sexta-feira, 30 de julho de 2010

[Nota] Shoujo, Josei e Seinen - Hã? Heim? O que?

Posted by Kel-Sensei | sexta-feira, 30 de julho de 2010 | Category: , , , , |


Com intuito de esclarecer a dúvida que sempre fica no ar sobre o que é cada um desses nomes, estaremos trazendo aqui algumas informações importantes. É grandinho mas vale a pena! Existe muita confusão com relação ao verdadeiro significado do estilo Shoujo. Não sei nem se poderia ser chamado de estilo porque o que vai dizer realmente se o mangá ou o anime é shoujo é a revista que publica a história lá no Japão. Não se preocupe se você não sabe ainda, eu também não sabia até pesquisar bastante e entender um pouco mais. Então vamos lá.

Pouco se conhece quando o assunto tratado é o shoujo, e quando conhecido, é logo associado ao universo do drama, do romance, o que de fato não é uma característica somente do shoujo. E é aí que acontece a confusão. A palavra shoujo em japonês significa menina, adolescente, e a partir desta premissa nós poderíamos dizer que shoujo então é o estilo no qual toda menina, adolescente gosta de assistir, certo? Errado. Não tem a ver com o gosto das meninas, e sim com as revistas publicadas no Japão que são direcionadas ao público feminino adolescente. Além do mais, meninas podem assistir o que quiserem desde o romance mais bobinho até a luta mais sanguinária mortal das mortais, assim como meninos também podem ver, assistir e gostar de shoujo. Não tem nada a ver com gosto, e sim a revista em que o mangá foi publicado no Japão. Lá na terrinha do sol nascente, os mangás normalmente não são publicados em livrinhos bonitinhos que a gente conhece chamados lá de "tankobons", Eles são publicados em revistas semanais, mensais, bimestrais, etc. Assim como nós temos nossas revistas por aqui, que cada uma foca certo tipo de público. A diferença é que não temos mangás sendo publicados nas nossas revistas, infelizmente!

Vamos exemplificar para ficar mais fácil. Vocês conhecem a história de Lovely Complex? Se a resposta foi não, corre e baixa no nosso site porque é uma grande, simples e deliciosa história. Vale à pena. Então, Lovely Complex é shoujo. Por quê? Porque é uma história de romance e comédia? Errado. Porque foi publicada na revista japonesa que se chama Betsuma, da editora Shueisha através mangaká Aya Nakahara que trabalha nessa revista e faz mangás para esta revista. A revista Betsuma também é a responsável pelo mangá de Kimi Ni Todoke, entre outros famosos, tendo como foco o público feminino. Veja aqui o site da revista: http://betsuma.shueisha.co.jp/. Sendo ela classificada uma revista exclusivamente Shoujo. Assim acontece com outras revistas como a Lala, que publica Vampire Knight, a revista Cookie que publica Nana, em fim, acho que deu pra entender como que funciona essa questão das revistas. Agora onde o Josei e o Seinen entram nessa história?

Os estilos Josei, Seinen, e até o Shounen acontecem exatamente no mesmo esquema do Shoujo, pois são publicados em revistas para o público específico e blablabla. Josei é quando a história é publicada na revista voltada para o público feminino mais velho, os bons exemplos que temos são Nodame Cantabile e Honey & Clover(este sendo publicado atualmente pela panini no Brasil). Seinen, é para o público masculino mais velho e Shounen para o mais novo. O Seinen é indiscutivelmente confundido com o Shoujo/Josei por conter várias histórias de romance, comédia e drama. Não é só porque tem romance, que significa que seja para meninas. Homens também amam poxa! A diferença, a sutil diferença, normalmente passa despercebida nos olhos dos leigos. Quando o mangá ou o anime tem certo exagero com o corpo das meninas, ou até mesmo tem a trama onde o mocinho fica em dúvida entre várias meninas para escolher, pode escrever, é seinen. Um exemplo que é muito confundido é Love Hina. Por ser uma história fofinha, as pessoas acham que é shoujo, quando na verdade é um shounen! Publicado em uma revista para homens. Onegai Teacher também é muito fofinho, bonitinho, cheio de romance, é Seinen. O shoujo normalmente envolve a mulher, têm como foco seus medos, anseios, sua luta no dia a dia, angústias, não tem exagero de corpos, e não tem coisas, por exemplo, que feriria o ego de uma mulher. Claro meus amigos que toda, mas toda regra, tem lá suas exceções. E a cultura japonesa é com certeza muito diferente da nossa. O que julgamos errado, muitas vezes por eles é julgado como certo e vice e versa. Mas com essas dicas vocês não irão mais errar.

Para finalizar, quando você entende essas coisas que eu expliquei acima, você passa a ver os animes com outros olhos e passa a perceber a diferença entre eles. A partir de então você não será mais um leigo no assunto, e entenderá um pouquinho mais sobre o que se passa no universo dos mangás e animes Shoujo. Pois para caracterizar a demografia, o estilo do Mangá e/ou Anime, você deve estar atento em qual revista foi publicada e principalmente aos detalhes que passam despercebidos como o fato de ter romance nem sempre ser shoujo. Agora se divirta no mundo mágico do shoujo junto com a gente, e não deixe que ninguém venha dizer o que você deve ou não assistir/ler. O gosto é seu, você assiste o que você quiser! Se ainda tiverem dúvida, me procurem que eu estarei à disposição! Ah e não se esqueçam de comentar!!

Kissu o/

Currently have 5 comentários:

  1. Amei ^^ Ass: Fabinho Sam

  2. Aaaah finalmente entendi tudo isso.obg o texto realmente valeu a pena ser lido ^^

  3. Eu gostei muito

  4. Poxa kel intendi, pra vc ver enquanto lia, ja veio na minha cabeça love hina ja estav julgando ser shoujo, (e n chojo como escrevia antes :$)
    ja estou bauxando Lovely Complex, sera q vo gosta ^?^,mas blz valew pelo tempos disposto a nos leigos bj