quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Shoujo e o Anime Friends

Posted by Kel-Sensei | quarta-feira, 28 de julho de 2010 | Category: |



Então pessoal, sim eu, Kel-Sensei fui no Anime Friends 2010. O Evento Anime Friends, é o maior evento para os fãs de cultura oriental que existe na América Latina e acontece desde 2003. Sete anos se passaram e só tive a oportunidade de ir em duas edições. Neste ano o evento me pareceu maior com relação a conteúdo, pois contava com 3 eventos dentro de um só, sendo eles o Asia Fest, falando da cultura oriental de maneira geral, o Comic Fair, evento dedicado aos comics e aos quadrinhos não só japoneses, mas também norte-americanos, e o SP Game Show que foi um espaço dedicado ao mundo dos games.


Certamente vocês já devem estar se perguntando impacientemente sobre onde Shoujo entra nessa história. Sendo bem sincera com vocês, o evento Anime Friends é muito interessante pois é uma oportunidade única de trocarmos experiências com aqueles que também curtem o nosso universo. Mas é o

evento onde a modinha rola solta. Os mil e um narutos e companhia acabam sempre falando mais alto e infelizmente nós vemos pouco do shoujo por lá.


Com relação a Cosplay, eu pude observar que as histórias pops do Shoujo tomaram conta, como é o caso dos clássicos de Sakura Card Captors, Sailor Moon e os mais recentes Vampire Knight e Ouran High School Host Club. Eu vi muita coisa bacana e bem feita. Bom, não sei se podemos exigir muito de cosplay quando se trata de Shoujo, porque a maioria das histórias shoujo e josei são fundamentadas na realidade, claro que temos algumas exceções, porém a grande maioria se passa nas escolas, e retrata a vida real em si. Fazer um cosplay de Honey and Clover por exemplo seria difícil porque os caras são bem reais, a pessoa ficaria parecendo bem estilosa e só. Claro que eu estou generalizando, isso não significa que não tenha tido outros cosplays relacionados ao mundo shoujo por lá e que tenha sido muito válido.

Sobre as coisas vendidas nas lojinhas por lá, confesso que fiquei frustrada. Fui procurar um presente para alguns amigos e não achei nada. Gashapons, chaveiros, pelúcias entre outros materiais simplesmente não existem quando se trata de shoujo. O máximo que encontramos é um chaveirinho de Nana e uma blusa da Sakura Card Captors. Sobre os stands, o máximo que eu vi foi um stand lindo do Andy sobre Nana, ainda bem que tinha pelo menos um.

Para terminar, eu queria dizer que gostei do Anime Friends, porém acredito que nós amantes de shoujo temos uma batalha pela frente para que possamos fazer com que nosso gosto também fale alto entre os shounens da vida. Ah gostaria também de comentar sobre uma vitória que foi minha, mas que eu considero sendo nossa. Eu ganhei o Rádio Animix Awards 2009, uma premiação feita pelaRádio AniMiX, onde fui premiada como melhor locutora. Foi uma honra porque eu acabo enchendo tanto os ouvintes de shoujo, que por muitas vezes tive medo que isso fosse contra mim. Mas não foi. Então esse título vai para todos nós amantes de shoujo, e muito obrigada a todos que acreditaram no meu trabalho.

Kissus e até a próxima matéria ou notícia o/

Currently have 0 comentários: